sábado, 2 de setembro de 2017

CELULITES? COMO SABER O GRAU NA PELE, CREMES E SEUS PRINCÍPIOS ATIVOS

O problema de beleza mais temido pelas mulheres é a celulite, os pequenos furinhos que aparecem na região das coxas e do bumbum acabam com o bom humor de muitas que buscam opções de tratamentos para resolver a questão. Uma das alternativas mais em conta no mercado da beleza é a grande gama de cremes anticelulite que prometem erradicar o problema apenas com massagens e aplicação tópica. Mas, será que creme anticelulite funciona mesmo?

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a questão vamos explicar o que é a celulite, como são desenvolvidos esses cremes e de que maneiras eles podem realmente contribuir para ter uma pele com um aspecto mais bonito. Manter a sua autoestima elevada é fundamental para ter uma vida plena e mais feliz.

Celulite – O Que é?

Os desníveis na pele que conhecemos como celulite tem o nome técnico de Lipodistrofia Ginóide. Os furinhos que dão a pele o aspecto de casca de laranja aparecem quando existe acúmulo de água, gordura e toxinas nas células de maneira que elas acabam ficando muito cheias e com um aspecto duro. O resultado desse acúmulo são os desníveis na pele que consistem tanto em retrações como em ondulações bem como nódulos.

O surgimento da celulite se deve especialmente por alterações no tecido gorduroso que fica sob a pele juntamente com mudanças na microcirculação e de maneira que o tecido adiposo aumenta consideravelmente. É importante deixar claro que a celulite não representa nenhum risco para a saúde, o combate a mesma é feito por questões estéticas e não médicas.

Os Graus da Celulite

Abaixo vamos explicar um pouco melhor a respeito da efetividade ou não das técnicas usadas para o combate da celulite e para entender isso melhor é interessante conhecer os diferentes graus que o problema pode assumir na pele.

Grau Leve de Celulite

É aquele em que é necessário contrair a pele da região com as mãos para observar os furinhos e depressões.

Grau Moderado de Celulite

É possível observar os furinhos mesmo sem contrair a pele, mas não tem nódulos e nem mesmo sensação de dores e incômodo.

Grau Elevado de Celulite

Nesse estágio a celulite já está avançada e seu aspecto de casca de laranja é passível de ser observado bem como existem nódulos que podem causar dores.

Quanto mais sério é o grau da celulite mais os tratamentos precisam ter ação profunda. Em casos de celulite no grau leve é possível ter bons resultados mesmo com produtos como cremes anticelulite.

Celulite e a Indústria de Produtos de Beleza

Nas últimas décadas a ‘perseguição’ a celulite aumentou consideravelmente, bem provável que essa preocupação acompanhou as mudanças no vestuário feminino. Com as roupas tendo comprimentos menores e mais liberdade para usar biquínis nas praias as mulheres passaram a olhar de maneira mais crítica para seus corpos. Com isso passou a existir o desejo de eliminar da pele pequenas imperfeições como a celulite.

Foi nesse compasso que a indústria de cosméticos passou a se dedicar ao desenvolvimento de cremes que ajudassem a reverter o aspecto adquirido pela pele. Foram sendo criados ativos que tentam amenizar ou mesmo eliminar a celulite, com o sucesso desses cremes surgiram uma série de novos ativos no decorrer dos anos. Mas, afinal será que esses cremes funcionam mesmo?

Alcance dos Cremes Anticelulite

Os médicos parecem descrentes em relação a capacidade que esses cremes tem de sozinhos realizarem a eliminação da celulite. Em geral esses produtos agem como liporedutores que contribuem para um tratamento mais completo aliado com mudanças no quesito alimentação, exercícios físicos e alguma técnica especial. A questão está no fato de que os ativos dos cremes não conseguem penetrar tão fundo nas camadas de gordura da pele, onde está a raiz do problema.

Como Agem os Cremes Anticelulite?

De uma forma geral os cremes anticelulites agem melhorando a circulação sanguínea do corpo porque está aí o segredo para conseguir amenizar o aspecto de furinhos na pele. O que causa o aparecimento das celulites é a impossibilidade da quebra de gordura. O corpo possui uma enzima que é chamada de Monofosfato Cíclico de Adenosina e cuja função é realizar o processo de quebra das gorduras.

A circulação sanguínea produz calor no corpo de maneira que ele produz uma maior quantidade de Monofosfato Cíclico de Adenosina. Sendo assim a função básica de boa parte desses cremes é aumentar a circulação sanguínea aumentando assim a quebra e remoção da gordura do corpo. O fato de ajudar a queimar gordura localizada é o que torna esses cremes úteis para o combate da celulite.

O Tratamento com Cremes Anticelulite

O creme anticelulite pode funcionar muito bem como um auxiliar num tratamento mais complexo para a celulite. Vale ressaltar ainda que nos casos em que a celulite está no estágio leve os cremes podem ser usados com mais sucesso. Isso acontece porque não há muita profundidade ainda nas ondulações que apareceram e assim a ação desses produtos pode ser mais efetiva.

Os dermatologistas são categóricos em afirmar que boa parte da eficácia do creme anticelulite está na forma como a mulher realiza a aplicação do mesmo. Como a celulite é também reflexo de problemas de circulação sanguínea na região fazer massagens na região pode ser bem eficaz. Lembrando ainda que os efeitos dos cremes são diferentes de mulher para mulher.

Leia a embalagem do creme e verifique como o fabricante indica que seja feita a aplicação. Ler os rótulos dos cremes procurando pelos ativos certos também contribui para ter melhores resultados. Confira a seguir quais são os principais ativos presentes nesses cremes.

Ativos dos Cremes AnticeluliteIodotrat – Aliado Anticelulite

Trata-se de um derivado do iodo que é seguro para ser usado na pele e que se destaca por oferecer excelente ação sob a celulite. Um dos pontos positivos desse produto é que ele aumenta a ação enzimática na região prejudicada pela celulite. A microcirculação local é melhorada e assim a celulite visível é reduzida.

Remoduline – Características Drenantes

Um ativo que é retirado da casca da laranja amarga e tem o ponto-chave de sua ação no fato de ser rico em flavonoides (fitonutrientes que são encontrados em frutas). Oferece ação de drenagem e descongestionante que contribuem para a absorção de edemas. Age realizando o processo de lipólise que é o processo de quebra da gordura.

Lipoeductyl – Promove Vasodilatação

Nesse ativo estão concentradas algumas substâncias como cafeína, escina, ruscus entre outras. O produto que possui esse ativo ajuda a melhorar o processo de vasodilatação da pele de maneira a oferecer melhor circulação sanguínea. Ativa de maneira satisfatória a microcirculação.

Iso-SlimComplex – Redução da Absorção de Gorduras

Esse ativo é obtido através da combinação de quatro poderosas substâncias que são: carnitina, genisteína, cafeína e extrato de microalgas. Um ativo que ajuda a bloquear a absorção de gordura contribuindo para a quebra da mesma. Aumenta a firmeza da pele.

AmaraShape – Propriedades Lipolíticas

Outro ativo que é obtido através da laranja amarga, mas nesse caso é feita a sua combinação com cafeína. O sistema lipossomado obtido torna melhor a absorção do produto através das camadas da pele. Ajuda na quebra da gordura

Nenhum comentário:

Postar um comentário