segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Uma fabula que envolve a verdade e a mentira.

 A Verdade e a mentira moram próximas.


Certo dia a verdade saiu para passear próximo de casa, sempre séria, analitica, tem uma personalidade de altivez e de poucos amigos.


No caminho encontrou a mentira, sempre altiva também, gosta de gente, amar estar rodeadas de gente e o outro é o seu objeto preferido.


As duas até se parecem, porém uma fala a verdade e a outra vive a contar mentiras. Se olhar não há diferenças, apenas que uma vive a implicar mais e a outra a sorrir mais, apenas uma linha tênue entre as 2, a Verdade e a Mentira, mas só a convivência irá dar aos outros a sensação de estar sendo enganado ou se foi enganado na realidade.


Bom, Mentira vê a Verdade e chega junto, com belo sorriso no rosto e pedindo ajuda. 

- Estou com problemas e preciso de você, disse a Mentira. 


A Verdade tem costume de ajudar o próximo, faz parte do sua personalidade, mesmo sendo não tão expansiva quanto a Mentira, ela faz o que pode e ao seu alcançe para aliviar o sofrimento do outro.


A Mentira pede ajuda, diz que está querendo resolver algo, mas precisa dela, como sempre solicita e amável a Mentira, seduz sempre e faz do outro a sua vítima. 


A Verdade foi ajudar a mentira, fez o que seu coração dizia, pois era assim que sempre agia, gostava de confortar o outro e diminuir o sofrimento, já que sua vida sempre foi boa, mesmo nas dificuldades. Gosta de Transformar a vida do outro para melhor, porém nem sempre está premissa ´pode ser verdadeira, a Mentira é ardilosa, sempre terá uma forma de envolver o outro em suas tramas e ainda sair com vítima, coisa que jamais foi e será.


Mas a realidade é que a Mentira, também é um agente transformador, ela transforma verdades em mentiras, rapidamente, em um piscar de olhos, pois seu poder de seduçáo e convencimento, é algo natural, tem lábia e bota lábia nisso... coitado que quem acredita nela.


Durante o caminho, a Verdade e a Mentira, são iguais, ninguém percebe a diferença, são iguais perante todos. A Mentira vai falando que precisa da ajuda da Verdade e ainda convence ela a segui-la cegamente. Sendo a Verdade, quem é, tudo está em ordem, tudo está certo, que ela irá apenas ajudá-la a minimizar a sua dor... isto transforma o mundo de alguém. Crer no outro é uma crença que vem de berço, pois seus pais sempre acreditaram na palavra do outro, sendo assim, confia na Mentira e vai sem medo.


No caminho, elas foram paradas pelos justiceiros. Queriam saber onde iam, porque estavam ali e quais eram os seus motivos de estarem alí. A Mentira percebendo que iria sobrar para ela, e a Verdade sem a minima noção do que a Mentira tinha feito, acredita novamente que estava tudo certo, mas não, então a Mentira precisava agir rápido, muito rápido... então, envolveu os justiceiros na sua trama, quando eles pergutaram a duas se sabiam do crime ocorrido. 


A mentira assume o papel da verdade, naquele momento, e disse aos justiceiros, que nunca esteve ali e que estava a ajudar, a Verdade. Bom, nem preciso explicar a expressão de espanto  da Verdade, com relação ao que falou a Mentira... imagina o seu olhar de espanto e ainda com os justiceiros do lado. Sem entender nada e já demonstrando algo aos Justiceiros.

- Como assim?!?! perguntou a Verdade.

- Você está invertando a situação!!! Exclamou a verdade.


A mentira logo se pós a falar aos Justiceiros:

- Olha a Verdade, sempre mentindo... pede ajuda e depois joga a culpa no outro. Senhores Justiceiros, peço que entenda que a ela, está jogar culpa em mim, eu que sou uma pessoa gentil, amável e sempre disposta a falar a verdade, diferente desta ai, que vive mentindo. A Verdade sem saber o que dizer  e com muita raiva da situação, demonstra sentimentos que a situação provoca.


Na sua lábia, convence os Justiceiros, que ela era a vitima da Verdade. Como sempre, a Mentira engana todos, incluive a Verdade, que nunca havia estado nesta situação, de ser acusada de mentir. 


Mas a mentira convenceu os Justiceiros, assim acusaram a Verdade de um crime que Mentira cometeu. A Mentira passou como vitima da Verdade e ainda testemunha de acusação que a Verdade estava a mentir.



A Verdade se sentiu traída pela Mentira, pediu para que ela falasse a  a verdade, mas ele continuou a contar aos Justiceiros, muito mais mentiras, cada uma pior que outra, continou a mentir, a mentir, a mentir... aff, bom, não preciso falar do conceito que tiveram da Verdade, que estava estressada e com muita raiva, com tanta mentira da Mentira. Os Justiceiros ficaram ainda mais abismado com tantos crimes cometidos pela  Verdade. Nem preciso conta o final da estória, pois isto pode ter acontecido com você, ou com um parente, com um amigo, pois a Mentira vive a mentir e a envolver pessoas do bem... ou se não, você pode ser a próxima.


Bom, O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO DA VERDADE FOI REALMENTE DIFICIL... Indignada com a Mentira e injustiçada com os Justiceiros. A Verdade se sentiu sozinha e sem quem confiar.


E AGORA VERDADE?


- Quem será a próxima vítima da Mentira

- Quem será a próxima injustiçada dos Justiceiros?


As vezes, a Justiça costumar ser Injusta e Cruel, quando se alia a Mentira sem saber quem realmente seja ela.


A Verdade sempre acreditou que a verdade é o unico caminho, então, aceitar que a mentira estava a transformar a sua vida, era algo complicado, mas a vida iria mostrar a verdade um dia. Sabe que no futuro, a vida mostrar a verdade, que ela tem que passar por isto aprender com a situação e saber que tudo é questão de tempo.



A transformação é o conhecimento da certeza da verdade, pois um dia a mentira será descoberta, o véu que cobre o seu rosto na hora da mentira, será tirado e todos a conhecerão e saberão quem é a Mentira, que hoje era a Verdade, naquela situação, mas amanhã, pode ser outra pessoa, a fé, a caridade, a bondade, a honestidade, a política e assim vai.


A transformação ocorreu, não dá para voltar a trás e o mundo não irá parar para isto. A Verdade tinha que entender que foi enganada pela Mentira e os Justiceiros também foram enganados pela Mentira, que isto custaria muito a ela e também aos justiceiros. Ambos enganados pela Mentira.


MORAL DA HISTÓRIA - Antes de confiar e acredita em alguém, tenha certeza absoluta que está dizendo a verdade, caso contrário a mentira estara no seu caminho, irá transformar a sua vida, isto pode ser doloroso demais, e não muito amigável, como ela mesmo faz pensar em ser.


Lembre-se que depois da transformação, não dá para voltar a trás, jamais seremos os mesmos, pois algo foi transformado dentro de ti e da Verdade: "A VERDADE NÃO CONFIA E NEM ACREDITA MAIS NO OUTRO." Esta foi a transformação da verdade, agora o outro sempre será a mentira... Ela não confia mais em ninguém, pois sendo ela a Verdade, outro será sempre a Mentira.


Texto - Cláudia Cristinne Fanaia de Almeida Dorst, mas conhecida como Cláudia Fanaia, que acredita na verdade e vive na verdade, mesmo que o mundo não acredite nisso.



Um comentário: